Notícias

Mapeamento da Indústria Criativa 2022

Levantamento da Firjan mostra como a pandemia impactou a área criativa em todos os estados do país

As transformações no mundo dos negócios e nas relações de trabalho e consumo tornam os profissionais criativos um radar para todas as indústrias, apontando novos rumos, cenários e tendências que geram valor para a sociedade e para as empresas. A pandemia da Covid-19 afetou diretamente a área criativa em todo o Brasil e o retrato desse impacto pode, agora, ser visualizado no Mapeamento da Indústria Criativa de 2022.

BAIXE O MAPEAMENTO

Muito mais que um anuário estatístico, a nova edição analisou mais detalhadamente a dinâmica em cinco estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Amazonas e Rio Grande do Sul) e cobre o período entre 2017 e 2020, anos marcados por profundas incertezas.

Apesar da crise, o estudo mostra que a participação do PIB Criativo no total do PIB brasileiro aumentou ainda mais, passando de 2,61% em 2017 para 2,91% em 2020 e totalizando R$ 217,4 bilhões. Áreas como Tecnologia e Consumo puxaram o avanço. Cultura e Mídia, entretanto, caíram consideravelmente, o que demonstra a complexidade e heterogeneidade da Indústria Criativa.

Compartilhe: