O diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Carlos Travassos, apresentou na segunda-feira (01/05), no painel “Brazilian Energy Outlook: Strengthening the Offshore Activities”, durante a Offshore Technology Conference (OTC), maior evento da indústria mundial de petróleo e gás offshore, realizado esta semana em Houston, Texas, alguns projetos eficientes no segmento de petróleo e gás como o caminho mais rápido para a criação de ecossistemas de energia de baixo carbono e para garantir a transição energética.
Segundo ele, a Petrobras e o Brasil têm todas as condições para se tornarem líderes na produção de petróleo e gás com baixas emissões e alta rentabilidade, criando o caminho necessário para uma transição energética justa, inclusiva e segura, que atenda aos anseios da sociedade.
Destacou o projeto de revitalização dos campos de Marlim, na Bacia de Campos (RJ) como um exemplo de dupla resiliência, com menos emissões e menores custos, com redução de 60% das emissões de carbono e aumento da produção destes campos em 20%. Mencionou também um conjunto de tecnologias que tornarão as atividades de exploração e produção de petróleo mais eficientes, reduzindo em 15% as emissões nos processos de construção de poços, 18% nos processos de sistemas submarinos e 30% nos novos FPSOs (unidades flutuantes que produzem, armazenam e transferem petróleo).
Durante o painel, Travassos também informou que o Brasil reúne todas as condições favoráveis para o desenvolvimento de energia eólica offshore, com um potencial de geração estimado de 700 GW em locações offshore com profundidades de até 50 metros – mais de 30 vezes a capacidade de geração instalada hoje no mundo (Fonte: Empresa de Pesquisa Energética/ Ministério das Minas e Energia).
O diretor terminou reforçando que tanto a transição para baixo carbono como a segurança energética são demandas fortes da sociedade.
Postado em: [Tecnologia e Inovação]
Fonte:https://petrobras.com.br/fatos-e-dados/apresentamos-inovacoes-para-reduzir-emissoes-nos-projetos-de-petroleo-e-gas.htm