Capacitar a eficiência energética: um apelo à ação colaborativa

Dusan Jakovljevic, cofundador e diretor de política e comunicação da Eficiência Energética em Processos Industriais (EEIP), embaixador digital da EUSEW , discute os desafios enfrentados pelo desenvolvimento do mercado de eficiência energética no setor industrial europeu.

Há mais de dez anos que a Eficiência Energética nos Processos Industriais (EEIP) tem investigado formas de melhorar a eficiência energética industrial europeia, nomeadamente através de iniciativas de Ação de Inovação financiadas pela UE.

A nossa principal aprendizagem é que a eficiência energética, embora seja de “senso comum” (especialmente para os utilizadores de energia industriais e empresariais), não acontece espontaneamente.

Falta o mercado de eficiência energética. Muitas vezes parece uma tarefa de Sísifo empurrar incessantemente a pedra da inovação colina acima da viabilidade do mercado.

A colina: viabilidade de mercado

Esta ausência de um mercado dinâmico para a eficiência energética industrial decorre de vários desafios interligados.

As empresas enfrentam frequentemente barreiras significativas ao investimento em medidas de eficiência energética devido aos elevados custos iniciais envolvidos na atualização de equipamentos e na implementação de novas tecnologias.

Além disso, a escassez de competências e de mão de obra continua a ser uma das principais barreiras a longo prazo à descarbonização das empresas industriais europeias.

Além disso, a falta de métricas claras para avaliar as melhorias na eficiência energética (referências) e a incerteza em torno dos preços da energia a longo prazo desencorajam ainda mais os investimentos.

A pedra da inovação

Os primeiros passos foram dados. O Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia, no âmbito das metodologias Innovation Radar, teve um desenvolvimento significativo com a criação do Indicador de Potencial de Criação de Mercado. Tem potencial para se tornar um ativo valioso na navegação em cenários de mercado complexos, impulsionando investimentos e crescimento sustentáveis ​​e promovendo uma economia da UE mais resiliente e dinâmica.

Acreditamos que cada projeto deve possuir um forte entendimento do mercado e ser orientado para o mercado. Este princípio deverá sustentar as metodologias de replicação em todos os projetos financiados pela UE. A replicação não deve envolver apenas a apresentação de ideias e resultados.

As ações não são tomadas com base em boas ideias e informações inspiradoras. A competição pelo financiamento da investigação entre muitos intervenientes, muitas vezes incluindo concorrentes “comerciais” (muitos dos quais sem fins lucrativos), pode ser equilibrada com a colaboração através de uma série de meios e incentivos.

Uma abordagem consiste em enfatizar ainda mais os objetivos partilhados ou os benefícios mútuos já nas convocatórias de programas e nos processos de candidatura, tais como abordar desafios comuns, aproveitando conhecimentos complementares ou insistindo em referências a trabalhos recentes existentes em áreas semelhantes.

Além disso, incentivos como o acesso a mercados mais amplos, oportunidades de partilha de custos ou melhoria da reputação através de esforços conjuntos de replicação podem motivar a colaboração. O workshop temático organizado pelo CINEA, centrado na replicação na transição para energias limpas nos setores empresariais (20-21 de abril de 2023), reuniu mais de dez projetos diversos.

A EEIP forneceu facilitação e moderação, apresentando um excelente exemplo de colaboração entre consórcios de projetos.

Em última análise, ao enfatizar as sinergias e os benefícios a longo prazo da eficiência energética, diferentes consórcios de projetos podem mitigar os aspectos adversários da concorrência para projetos futuros.

A inovação só se torna um sucesso quando as oportunidades de mercado são efetivamente criadas e mobilizadas. A promoção da perspectiva de orientação para o mercado para desenvolvimentos inovadores em matéria de eficiência energética aumentaria inquestionavelmente o valor dos investimentos e dos resultados dos projetos.

Promover esforços colaborativos para o desenvolvimento do mercado

O mercado da eficiência energética só pode ser criado e estimulado por intervenientes que trabalhem em conjunto. Isto incluiria todos, desde centros de investigação e associações setoriais até empresas e investidores. Os programas de financiamento regulamentares e da UE devem criar um quadro eficaz para que esta colaboração floresça.

A eficiência energética industrial já envolve colaboração. Existem muito poucas oportunidades atrás dos portões da fábrica. Conectar-se a outros usuários de energia para otimizar o uso de energia é muitas vezes o melhor caminho a seguir. A Simbiose Industrial é um bom exemplo.

Tal como a eficiência energética faz sentido dentro de uma empresa, a simbiose industrial faz o mesmo numa economia circular ligada à energia e aos recursos .

Projetos financiados pela UE como o EENOVA, que analisa as ligações das cadeias de valor na otimização de inovações em eficiência energética na indústria alimentar, ou o CORALIS, que liga a descarbonização para setores com utilização intensiva de recursos e energia, são exemplos de replicação com base na interação pré-existente de múltiplos setores e usuários de energia.

Trabalhar em conjunto e aprender uns com os outros entre investigadores, fábricas e facilitadores de negócios é um trampolim muito necessário para dinamizar os futuros mercados de eficiência energética.

Fonte: Innovation News Network

Disponível em: https://www.innovationnewsnetwork.com/empowering-energy-efficiency-call-collaborative-action/45143/