O relatório do Conselho das Indústrias Energéticas revelou que os custos elevados e as matérias-primas limitadas são os principais obstáculos enfrentados pela expansão da produção global de combustíveis sustentáveis.
O combustível sustentável (SAF) tem o potencial de reduzir as emissões de CO 2 em até 80% em comparação com o combustível de aviação convencional.
Apesar disso, o novo relatório do EIC concluiu que a produção actual representa uma fracção do consumo total de combustível de aviação, menos de 1%.
À medida que o sector transita para emissões líquidas zero, é crucial superar desafios como o acesso a matérias-primas, o aumento do investimento e a necessidade de políticas governamentais robustas.
Abordando as complexidades do dimensionamento da produção de SAF, Nabil Ahmed, autor do relatório e analista do EIC, disse: “Embora o SAF tenha numerosos benefícios ambientais, a sua adoção não é isenta de desafios. Os elevados custos de produção, duas a quatro vezes superiores aos do combustível de aviação tradicional, juntamente com a disponibilidade limitada de matérias-primas escaláveis, apresentam obstáculos significativos.
“No entanto, com iniciativas estratégicas e maior apoio governamental, incluindo mandatos e mecanismos de subsídios, podemos enfrentar eficazmente estes desafios.”
O relatório enfatiza a necessidade de uma abordagem diversificada para o desenvolvimento de matérias-primas e de um aumento nas atividades de hidrogénio verde e de captura de carbono para os e-combustíveis.
Metas globais ambiciosas do SAF
Ainda na sua fase inicial, o mercado global de SAF requer um desenvolvimento substancial para ter um impacto significativo.
No entanto, alguns países estabeleceram metas ambiciosas, incluindo os EUA, o Reino Unido, o Canadá e o Japão, cada um deles visando uma mistura de SAF de 10% até 2030.
Introduzida pela Comissão Europeia em 14 de julho de 2021, a iniciativa ReFuelEU Aviation visa promover a utilização de combustíveis de aviação sustentáveis. Até 2030, o objetivo é aumentar a quota de combustíveis sustentáveis para pelo menos 5% do consumo total de combustível de aviação na UE.
As metas apontam para uma tendência nos anúncios de projetos de combustíveis sustentáveis, com projeções sugerindo o potencial de produção de SAF de 50 milhões de toneladas por ano até 2030.
Este crescimento representa vastas oportunidades para a cadeia de abastecimento, destacando a importância do foco estratégico na disponibilidade de matérias-primas e na investigação de novas vias de produção de combustíveis sustentáveis.
Projetos emergentes de produção de SAF
A aviação é intrinsecamente dependente de combustíveis de alta densidade energética. Para reduzir a pegada de carbono da indústria, 104 projetos SAF estão destinados ao desenvolvimento. Isto sinaliza uma indústria à beira da evolução, apesar dos desafios de escalabilidade.
Ahmed acrescentou: “A produção inovadora de SAF, utilizando recursos que vão desde resíduos agrícolas até aos pioneiros ecombustíveis gerados a partir da captura de carbono e hidrogénio verde, é um indicador claro de que o sector, com investimento adequado nesta área, tem uma oportunidade clara de mudar para sustentabilidade.”
A América do Norte tem o maior número de projetos SAF, seguida pela Europa e pelos seus principais intervenientes: o Reino Unido, os Países Baixos e a Suécia. Este esforço global destaca um impulso colaborativo no sentido da aviação sustentável.
À medida que a indústria avança em direção às suas ambiciosas metas para 2030, o papel do SAF é cada vez mais importante.
São necessários um esforço concertado, inovação e intervenção política para escalar a produção e adopção de combustíveis sustentáveis.
Fonte: Innovation News Network
Disponível em: https://www.innovationnewsnetwork.com/sustainable-fuel-production-scaleup-hindered-high-cost-limited-feedstock/45513/