Examinando o impacto das estruturas offshore desativadas

Um novo estudo sugere que as estruturas offshore desmanteladas oferecem benefícios ecológicos limitados a longo prazo se forem simplesmente deixadas no oceano para servirem como recifes artificiais.

Os investigadores realizaram uma análise abrangente dos estudos existentes sobre os impactos ambientais das estruturas marítimas offshore – incluindo plataformas de petróleo e gás e parques eólicos offshore – em todo o mundo.

Salientou que tais instalações poderiam oferecer alguns benefícios ecológicos – incluindo o aumento da diversidade e abundância de espécies de peixes – em áreas onde o fundo do mar é maioritariamente composto por areia.

No entanto, havia provas conclusivas limitadas de que as plataformas de petróleo e gás e os parques eólicos offshore poderiam proporcionar benefícios substanciais adicionais se fossem deixados no mar após serem desativados.

A pesquisa, ‘Uma meta-análise global dos efeitos ecológicos de estruturas artificiais marinhas offshore’, foi publicada na Nature Sustainability .

Gerenciando estruturas de fim de vida

O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade de Plymouth, do Laboratório Marinho de Plymouth e do Centro de Ciências do Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Cefas).

Eles analisaram dados de mais de 530 estudos científicos sobre os efeitos das estruturas marinhas artificiais no mar.

Estas variaram desde plataformas de petróleo e gás e parques eólicos offshore estabelecidos durante os séculos XX e XXI até naufrágios acidentais – alguns dos quais permaneceram no fundo do mar durante mais de 400 anos – e recifes artificiais construídos propositadamente.

Em particular, as evidências disponíveis não permitiram aos investigadores tirar conclusões claras sobre a forma como as estruturas offshore se comparam aos recifes rochosos naturais – um elemento chave para poder determinar se podem funcionar como recifes artificiais.

Como resultado, dizem que são necessárias investigações mais detalhadas sobre a melhor forma de gerir tais estruturas no fim da vida, uma vez que a sua reaproveitamento em recifes artificiais pode não proporcionar os benefícios pretendidos.

Aprendendo com os erros do passado com novas estruturas offshore

A investigação é particularmente oportuna, com os governos globais e outras agências a estabelecerem metas para alcançar emissões líquidas zero até 2050 como parte das suas agendas de descarbonização, resultando no desmantelamento de estruturas offshore existentes e na construção de milhares de novas.

Anaëlle Lemasson, pesquisadora de pós-doutorado na Universidade de Plymouth e principal autora do estudo, disse: “Muitas das estruturas que vemos hoje no oceano foram criadas em uma época em que as considerações ambientais não estavam na mente das pessoas.

“Também não existiam requisitos legais que cobrissem possíveis impactos ambientais ou o que poderia acontecer a estas estruturas quando chegassem ao fim da sua vida útil.

“Isso certamente está mudando, e as transições para longe dos combustíveis fósseis significam que é vital que tenhamos este debate agora.”

A pesquisa foi realizada como parte do projeto Descomissionamento – Efeitos Relativos de Estratégias de Gestão Alternativas (DREAMS), um consórcio de indústria e acadêmicos que analisa os efeitos ecológicos de estruturas feitas pelo homem no Mar do Norte.

Descobriu uma quantidade considerável de investigação sobre o impacto das estruturas offshore; no entanto, muito pouca investigação demonstrou os efeitos diretos do desmantelamento.

Disponível em: https://www.innovationnewsnetwork.com/examining-the-impact-of-decommissioned-offshore-structures/45661/