Ellie Gabel investiga como as empresas podem cultivar uma cultura verde implementando iniciativas sustentáveis, reduzindo o desperdício e envolvendo os funcionários na administração ambiental.
Os gestores empresariais são responsáveis por incorporar uma cultura verde por meio de iniciativas, conscientização sobre sustentabilidade e educação ambiental.
O impacto de um ambiente de trabalho só é contido pelas ações de toda a sua base de funcionários. Esses métodos incentivam a formação de comportamentos mais ecológicos dentro das empresas.
Implementar um programa abrangente de redução de resíduos e reciclagem
Reduzir o consumo de resíduos exige fácil acesso a soluções de descarte sustentáveis, como lixeiras de reciclagem e compostagem ou locais para depositar recipientes reutilizáveis.
Publicar materiais sobre a melhor maneira de descartar produtos de escritório descartados com frequência capacitará os funcionários a se envolverem nesses sistemas corretamente.
Alguns especialistas recomendam incorporar metas de sustentabilidade ao monitoramento de métricas de desempenho da equipe para tornar os efeitos mais significativos.
As partes interessadas podem ir além desses parâmetros e adotar um sistema de ciclo fechado, que identifica as raízes da geração significativa de resíduos. Em seguida, elimina-os na fonte.
Por exemplo, fabricantes de chapas metálicas podem ter inúmeros quilos de sucata de máquinas CNC.
O equipamento pode ser o motivo pelo qual a empresa gera tanto desperdício. Em vez disso, considere os princípios do Lean Six Sigma ou da economia circular para encontrar maneiras de reduzir o desperdício, minimizando defeitos e otimizando as operações.
Esses programas impactam os funcionários ao expô-los a ações ambientais com um benefício tangível imediato. Isso gera impulso para iniciativas verdes mais engajadas em toda a cadeia de valor.
Investir em infraestruturas energeticamente eficientes e em fontes de energia renováveis
Edifícios são um dos maiores desperdiçadores de energia do planeta, e as corporações pioram a situação. Isso significa que a eficiência é uma das transformações mais substanciais de uma organização ao estabelecer uma cultura verde.
Começa com uma auditoria energética, revelando as fontes mais flagrantes de desperdício de energia. Podem ser equipamentos antiquados ou isolamento inadequado. A descoberta de processos também pode ser encontrada em outras áreas, como no uso de água.
Por exemplo, limpadores de peças usam toneladas de energia para remover sujeira e óleo, evitando contaminação e preservando a qualidade. A Agência de Proteção Ambiental (EPA) recomenda bicos de alta pressão para reduzir o consumo de água e reciclar resíduos de spray.
Tomar medidas com base nessas descobertas pode ser um esforço de toda a empresa, principalmente se envolver a instalação de novas tecnologias com as quais os funcionários interajam. Isso pode incluir novos sistemas de iluminação e climatização, potencialmente equipados com sensores e controles inteligentes.
Os dados ajudarão a força de trabalho a visualizar seus efeitos de curto e longo prazo na eficiência dos edifícios. Eventualmente, isso pode levar a mudanças de hábitos, como desligar equipamentos ou sugerir a incorporação de mais luz natural.
Promova opções de transporte sustentáveis
Menos inclusões funcionam melhor do que um incentivo. Se os locais de trabalho tornarem gratificante ser mais sustentáveis, ações mais sustentáveis surgirão.
O transporte é uma das maneiras mais diretas de incorporar isso. Ele envolve os funcionários com suas comunidades e colegas se eles compartilharem o carro.
Os benefícios do grupo podem incluir incentivos para usar transporte alternativo, como passes de transporte público pagos pela empresa ou carregadores de veículos elétricos gratuitos no local.
As empresas podem ser ainda mais criativas e apoiar as economias locais de forma sustentável por meio de parcerias com lojas de bicicletas para oferecer descontos aos funcionários.
As empresas podem anunciar o quão benéficos esses benefícios são quantificando as reduções da pegada de carbono juntamente com os benefícios de custo do deslocamento ecológico.
Reduz o desgaste dos veículos e as despesas com combustível. Explique como isso elimina o estresse de lidar com engarrafamentos ou panes inesperadas. Ao vivenciar essas vantagens, os funcionários apoiarão mais os benefícios do transporte sustentável.
Adote uma abordagem de economia circular para aquisição
Uma economia circular pode ser implementada em toda a empresa, independentemente da gestão de resíduos . Muitas emissões advêm de parcerias com fornecedores não sustentáveis.
A gerência deve se concentrar em se alinhar com profissionais de compras que são igualmente motivados por produtos com longa vida útil, reparabilidade e reciclabilidade.
Vários sinais indicam quais fornecedores estão mais comprometidos. Programas de coleta de materiais são um dos mais evidentes. Eles permitem que os funcionários reúnam materiais e os enviem de volta ao fornecedor para reutilização.
Revendedores de equipamentos que alugam máquinas são outras ótimas opções porque eliminam a necessidade de possuir máquinas — eles incentivam outros parceiros a compartilhar tecnologias raramente usadas.
Os funcionários perceberão o impacto dessas relações B2B, pois usarão e venderão produtos de maior qualidade. Os que trabalham no atendimento ao cliente ouvirão menos reclamações sobre componentes malfeitos, pois os fornecedores priorizam a durabilidade em detrimento da obsolescência programada.
A equipe também gostará do esforço coletivo de reunir materiais para ver o quanto eles podem retornar, promovendo uma comunidade mais profunda e trabalho em equipe.
Promover uma cultura de conscientização e engajamento ambiental
Embora todas essas sugestões possam criar indiretamente uma cultura de administração ambiental, existem maneiras mais criativas de catalisar esse processo.
Às vezes, as empresas chegam ao ponto de estabelecer equipes focadas em sustentabilidade, compostas por líderes para cada iniciativa ambiental. Delegar dessa forma faz com que os funcionários se sintam mais influentes na tomada de decisões corporativas, ao mesmo tempo em que fortalecem sua autonomia em relação aos colegas.
Apenas 11% das empresas levam em consideração as reações e o feedback dos funcionários ao estabelecer objetivos ambientais, sociais e de governança. Esses grupos poderiam inspirar atividades voluntárias patrocinadas pela empresa ou oferecer oportunidades para o desenvolvimento de habilidades sustentáveis.
As empresas também podem terceirizar treinamentos e seminários com foco ambiental sobre como desenvolver essas mentalidades em todo o ambiente de trabalho. Isso pode fornecer educação básica essencial para aqueles que não estão familiarizados com assuntos ecológicos básicos ou avançados.
As possibilidades de engajamento sustentável
Os locais de trabalho devem ir além da instalação de painéis solares ou programas de reciclagem e envolver seus funcionários. O engajamento é fundamental para consolidar o sucesso a longo prazo de projetos ecologicamente corretos.
Caso contrário, haverá discrepâncias entre os valores dos funcionários e os objetivos da empresa. Envolver todos na descarbonização e na transformação ambiental aumentará o moral e, ao mesmo tempo, contribuirá para o bem do planeta.
Fonte: Innovation News Network
Disponível em: https://www.innovationnewsnetwork.com/employee-engagement-in-sustainability-cultivating-a-green-culture-at-work/56918/